Curso












A educação requer a preparação de recursos com conteúdos multimédia atrativos e de utilização dinâmica, sendo estes fatores importantes para a concretização das aprendizagens.
O Microsoft PowerPoint surge na educação como uma poderosa aplicação de desenvolvi-mento deste tipo de recursos, permitindo a produção de conteúdos com uma apresentação mais atrativa e interativa, de forma que se adequem aos novos perfis e necessidades dos alunos.
O PowerPoint é um software utilizado em larga escala na educação, sendo transversal a todos os níveis de ensino e a todas as áreas, nomeadamente no ensino superior. Se nas áreas mais tecnológicas os alunos podem ter aptidões base, que lhes possibilitam aprender a utiliza-lo com mais facilidade, existem outras áreas em que os alunos tem dificuldades e utilizá-lo para apresentar os seus conteúdos.
Assim, este curso pretende contribuir para que os alunos com menos conhecimentos de PowerPoint o consigam utilizar melhor para realizar as suas atividade académicas.

Objectivos gerais
  • Analisar e identificar as potencialidades do PowerPoint como software de construção de conteúdos multimédia interativos;
  • Trabalhar de forma apropriada com as ferramentas disponibilizadas pelo PowerPoint;
  • Desenvolver pequenas aplicações multimédia interativas;
  • Utilizar características avançadas de criação de efeitos em diapositivos e de navegação na apresentação;
  • Capacitar alunos para utilizarem o PowerPoint como ferramenta de produção de trabalhos académicos.
Objectivos específicos
  • Criar apresentações;
  • Gerir diapositivos;
  • Criar e formatar objectos disponíveis no PowerPoint;
  • Utilizar objectos multimédia como o vídeo e o som;
  • Realizar animações em diapositivos e objectos:
  • Definir accionadores;
  • Criar botões de acção e hiperligações.
Conteúdos
  • Conceitos relacionados com o PowerPoint;
  • Diapositivos;
  • Objetos do PowerPoint;
  • Multimédia nas apresentações;
  • Transições de diapositivos;
  • Animações de objetos;
  • Acionadores;
  • Ligações e Botões de ação;
  • Guardar um trabalho;
  • Compactar uma apresentação;
  • Conselhos e boas práticas.
Publico alvo
Alunos do ensino superior de ambos os sexos.

Número de alunos: mínimo: 10 participantes, máximo: 30 participantes.


Requisitos mínimos
  • Possuir um computador com  acesso à Internet;
  • Possuir o Microsoft Powerpoint instalado no computador;
  • Conhecimentos de informática, nomeadamente, de utilização da Internet;
  • Conhecimentos de utilização de Office da Microsoft, nomeadamente o Word.
Avaliação
  • A avaliação será contínua e quantitativa, tendo em conta os trabalhos/atividades efectuadas pelos(as) participantes(as) e a sua participação no mesmo. 
  • Os critérios de avaliação serão descritos pormenorizadamente no documento "Contrato de aprendizagem", colocado em discussão no início do curso.
  • A avaliação do curso será disponibilizada de forma individual, através de uma mensagem enviado para o email dos(as) participantes. 
  • Depois da avaliação ser disponibilizada o e-tutor ficará disponível, via email,  para esclarecer eventuais dúvidas e outras questões relacionadas com a avaliação.
  • Os participantes que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado como este: